A Escola - Educação Infantil
Educação Infantil

conheça mais o ensino Infantil acessando os links abaixo

  • Estrutura
  • Atividades Complementares
  • Horários

Em nossa Escola a organização do trabalho pedagógico o adulto/educador e as crianças têm ambos, papéis ativos. Cabe ao educador pesquisar e conhecer o desenvolvimento infantil a fim de organizar atividades onde a criança possa experimentar situações das mais diversas, que possam lhe proporcionar, entre outros objetivos que encontramos no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil;

• Sentir-se segura e acolhida no ambiente escolar, utilizando este novo espaço para ampliar suas relações sociais e afetivas, estabelecendo vínculos com as crianças e adultos presentes, a fim de construir uma imagem positiva sobre si mesma e sobre os outros, respeitando a diversidade e valorizando sua riqueza.
• Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.
• Tornar-se, cada vez mais, capaz de desenvolver as atividades nas quais se engaja de maneira autônoma, e em cooperação com outras pessoas, crianças e adultos. Desta forma, desenvolver a capacidade de começar a coordenar pontos de vista e necessidades diferentes dos seus, socializando-se.
• Interagir com o seu meio ambiente (social, cultural, natural, histórico e geográfico) de maneira independente, alerta e curiosa, isto é, estabelecendo relações e questionamentos sobre o meio ambiente, os conhecimentos prévios de que dispõe suas idéias originais e as novas informações que recebe.
• Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.
• Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.
• Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.
Assim sendo, a Equipe Diretiva e professoras da nossa instituição têm como metas estes objetivos, a fim de avaliar as atividades planejadas e as suas próprias atitudes, observando se elas proporcionam às crianças, meios de alcançar estes objetivos.
A escola tem como pressuposto básico favorecer a formação de pessoas (crianças e adultos) interessados e capazes de contribuir na transformação do contexto social. Identificando-os com uma educação para a cidadania, isto é, que contribua para inserção crítica e criativa dos indivíduos na sociedade. Concebendo a Escola Primeiros Passos como lugar de “trabalho”, a criança e o professor como cidadãos, sujeitos ativos, cooperativos e responsáveis.
Com o novo Ensino Fundamental de 9 anos a Escola vem se preparando para as mudanças nas concepções e práticas pedagógicas, estudando a legislação vigente bem como adaptando a Educação Infantil a essa nova realidade educacional.

Articulação entre as ações de Cuidar e Educar
Cuidar de uma criança em nossa Escola demanda a integração de todas as áreas do conhecimento e a cooperação dos vários profissionais que as integram. Este “cuidar” requer considerar, principalmente, as necessidades das crianças, que quando observadas, ouvidas e respeitadas, podem dar pistas importantes sobre a qualidade do que estão recebendo. Os procedimentos de cuidado também precisam seguir os princípios de promoção à saúde. Para se atingir os objetivos dos cuidados com a preservação da vida e com o desenvolvimento das capacidades humanas, é necessário que as atitudes e procedimentos estejam baseados em conhecimentos específicos sobre o desenvolvimento biológico, emocional e intelectual das crianças, levando em consideração as diferentes realidades socioculturais.
Assim, cuidar da criança é, sobretudo dar atenção a ela como pessoa que está num contínuo crescimento e desenvolvimento, compreendendo sua singularidade, identificando e respondendo às suas necessidades. Isto inclui interessar-se sobre o que a criança sente pelo que pensa e o que ela sabe sobre si e sobre o mundo, visando à ampliação deste conhecimento e de suas habilidades que aos poucos a tornarão mais independente e mais autônoma.
Educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades de relação interpessoal, de ser e estar com os outros, em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Neste processo, a educação poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis.
A Escola Primeiros Passos considera que as crianças são seres completos, totais e indivisíveis, mas que apresentam especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas. Desta forma, estrutura o seu trabalho objetivando desenvolver tais características através das experiências oferecidas, podendo assim contribuir para o desenvolvimento global do indivíduo e para o exercício da cidadania.

Processo de articulação do Ed. Infantil para o Ensino Fundamental.
No percurso entre a Educação Infantil e a primeira série do Ensino Fundamental, o objetivo do professor deverá ser o de ir substituindo, nas crianças, as ações subordinadas por ações semi-independentes e, em seguida, as semi-independentes pelas autônomas. Portanto, com esse procedimento, o professor estará incentivando a autonomia moral, intelectual, social e afetiva da criança pequena.
Em nossa instituição procuramos oferecer um ambiente alfabetizador com um trabalho voltado ao lúdico, utilizando fantoches, sucatas, construindo maquetes, dobraduras, momentos de leitura das mais diferentes temáticas na biblioteca e em sala de aula. Também usamos a brinquedoteca para promover a integração com os amigos e os mais diferentes jogos como: quebra-cabeças, bingos, alinhavos, de tabuleiros, encaixes, entre outros, com o intuito de desenvolver a coordenação motora fina e raciocínio.
Na busca desse crescimento, essencial para a entrada da criança no Ensino Fundamental, o professor criará um ambiente de cooperação e incentivo à superação de dúvidas, procurando desencadear ações, como: questionar, acreditar na capacidade de aprender da criança, valorizar os resultados que ela obtém por meio de esforços próprios, utilizar os temas e projetos desenvolvidos para estabelecer momentos de socialização.
Encorajada por essa vivência, a criança desenvolverá um comportamento mais abrangente, flexível, menos egocêntrico e, portanto, mais autônomo e seguro. É no grupo e com ele que a criança aprende, adquire o sentido de identificação própria, desenvolve sua afetividade e sua socialização. Daí a grande importância da integração grupal e das relações sociais dela decorrentes.
A Escola proporciona também durante todo o período pré – escolar diversas atividades para trabalhar a autonomia no que diz respeito a sua higiene pessoal, cuidado com os seus pertences, objetos, bolsas e brinquedos.
Também desenvolvemos um projeto através de leituras de livros de histórias e músicas, aplicado pela psicóloga, que visa desenvolver com as crianças a expressão de sentimento de maneira adequada, oferecendo ferramentas práticas para que possam resolver conflitos do cotidiano escolar/familiar propiciando assim relacionamentos saudáveis.
Nessa passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, a Escola proporciona um ritual de despedida que consiste em um evento no final do ano em que as crianças comemoram a sua formatura recebendo diploma de conclusão de mais esta etapa.

Faça o Download do Regulamento Interno do Ensino Infantil

Todos os Direitos Reservados - Escola Primeiros Passos
Webee E-Marketing